quinta-feira, março 16, 2006

Mestres do Surrealismo :: Salvador Dali



"Sonho causado pelo vôo de uma abelha à volta de um romã, um segundo antes de despertar"

1944
Óleo sobre tela
51x40,5cm










Dali é, sem dúvida, o mais conhecido dos artistas surrealistas. Estudou em Barcelona e depois em Madri, na Academia de San Fernando. Nessa época teve oportunidade de conhecer Lorca e Buñuel. Suas primeiras obras são influenciadas pelo cubismo de Gris e pela pintura metafísica de Giorgio De Chirico. Finalmente aderiu ao surrealismo, junto com seu amigo Luis Buñuel, cineasta. Em 1924 o pintor foi expulso da Academia e começou a se interessar pela psicanálise de Freud, de grande importância ao longo de toda a sua obra. Sua primeira viagem a Paris em 1927 foi fundamental para sua carreira. Fez amizade com Picasso e Breton e se entusiasmou com a obra de Tanguy e o maneirista Arcimboldo. O filme O Cão Andaluz, que fez com Buñuel, data de 1929. Ele criou o conceito de “paranóia critica“ para referir-se à atitude de quem recusa a lógica que rege a vida comum das pessoas .Segundo ele, é preciso “contribuir para o total descrédito da realidade”. No final dos anos 30 foi várias vezes para a Itália a fim de estudar os grandes mestres. Instalou seu ateliê em Roma, embora continuasse viajando. Depois de conhecer em Londres Sigmund Freud, fez uma viagem para a América, onde publicou sua biografia A Vida Secreta de Salvador Dali (1942). Ao voltar, se estabeleceu definitivamente em Port Lligat com Gala, sua mulher, ex-mulher do poeta e amigo Paul Éluard. Desde 1970 até sua morte dedicou-se ao desenho e à construção de seu museu. Além da pintura ele desenvolveu esculturas e desenho de jóias e móveis.

4 comentários:

[A] disse...

antes de mais obrigada pela visita e pelas palavras no meu blog.
escrevo aqui porque o surrealismo é talvez uma das correntes de que mais gosto...e par dizer que me sinto uma priveligiada por já ter conhecido o Museu Dali em Figueres, onde andei sempre de boca aberta, e o Castelo Gala-Dali em Pujol, que já não apreciei tanto.
planos para uma viagem até Port Lligat há muitos , mas mais pela paisagem natural da costa brava porque parece-me que a casa de Dali ali (rs)já não terá tanto interesse.O Museu vale realmente a viagem e a vila é também encatadora.
bjs.xxx

Anónimo disse...

Tenho um blog tb, http://www.wallperlima.blogspot.com, sou artista plástica e meu estilo de pintura é surrealismo - por isso, adorei o blog, mto interessante...pois amo Salvador Dali, q/p/mim, é o máximo do máximo! Parabéns! Visite meu blog..e fale alguma coisa...pois saberei q/passou por lá...

Anónimo disse...

Novamente estou aqui para dizer que o seu blog é ótimo, e te convidar novame/ para visitar o meu blog, onde falo de mim e de arte. http;//www.wallperlima.blogspot.com e deixe um comentário, pois só assim saberei q/esteve lá...um abraço!

Anónimo disse...

Aprendi muito