sexta-feira, dezembro 29, 2006

em destaque :: Joseph Barbera

Joseph Barbera, famoso pela criação de personagens como Tom e Jerry, Scobby-Doo e a família Flintstone, morreu este mês, dia 19, com 95 anos. O esquisso-a4 presta-lhe esta humilde homenagem pelo trabalho que fez ao longo de bastantes anos com o seu parceiro William Hanna, também já falecido.











Joseph Barbera conheceu o seu parceiro de sempre, William Hanna, em 1937 nos estúdios da Metro Goldwyn-Mayer, tendo trabalhado então no desenho animado «Puss Gets the Boot», que veio a dar origem à criação da dupla «Tom and Jerry».

Em 1945, o animador e o seu companheiro William Hanna, encarregado da realização dos filmes, ganharam fama mundial, quando a dupla Tom e Jerry dançou lado-a-lado com Gene Kelly.















Cinco anos depois, Barbera e Hanna foram obrigados a sair da MGM, quando a empresa decidiu fechar a sua unidade de desenhos animados, tudo porque a MGM acreditava que a televisão iria pôr fim aos filmes de animação.















Este evento levou a que a dupla criadora fundasse em 1957 os estúdios Hanna-Barbera, que foram responsáveis pela criação dos Flintstones, bem como da família Jetson e do cão Scobby-Doo e do urso Yogi Bear, entre outros.
















O trabalho de Joseph Hanna e William Barbera rendou diversos prémios a esta dupla, incluindo muitos Emmy, o galardão mais conhecido atribuído a produções televisivas norte-americanas, e sete Óscares.

A morte de Barbara, nascido em 1911 e que começou a sua vida profissional como bancário, acontece cinco anos após a de William Hanna, que faleceu em 2001, aos 90 anos.

4 comentários:

Irene Ermida disse...

Uma justa homenagem!
Sou uma fã dos Flinstones... o humor resultante de contrastes históricos, de disfunções familiares e de uma colorida animação povou sem dúvida muitos momentos da minha juventude!

Beruska disse...

De facto, é uma justa e merecida homenagem a alguém que animou muitos momentos da minha vida.
Já tenho saudades de ver o Tom & Jerry...

Já agora aproveito para desejar um Bom Ano de 2007.

Schönes neues Jahr!!! ;-)

Atlantys disse...

Sempre fui muito mais fan da dupla Hanna-Barbera do que do Walt Disney, não sabia da morte e fiquei triste, mas foi uma vida longa e produtiva!!! Bonita homenagem a tua Croqui =)


Aproveito ainda para deixar os votos de um Feliz 2007, beijinhos =)***

Boop disse...

Como sempre... uma merecida homenagem!

:)

Bom começo, boas continuação!
(de ano, claro!)