sábado, março 31, 2007

em destaque :: Jean Dubuffet

















Dubuffet, oriundo de uma família de produtores de vinho, começou muito novo a demonstrar a sua queda para a arte. Sabe-se que quando tinha oito anos de idade já fazia alguns quadros, o que demonstra a sua precocidade artística.
Aos quinze anos de idade inscreveram-no na Escola da Belas Artes de La Havre, tendo Dubuffet continuado a estudar simultaneamente no liceu da mesma cidade até perfazer dezassete anos de idade.
Em 1918 foi para Paris, tendo-se inscrito na célebre Academia Julian, a qual só frequentou durante cerca de seis meses, por achar que não lhe ensinavam o que queria aprender.






Paisage Contrapontique, 1969









Dubuffet cumpriu o serviço militar, tendo esse serviço terminado em 1924, altura em que se deslocou para Buenos Aires (Argentina). Nessa cidade da América do Sul trabalhou numa empresa de calafetagem durante seis meses.
Em 1927, casou com Paulette Bret, tendo desse casamento nascido em 1929 um rebento de nome Isalmina.
De Regresso a Le Havre, resolve dedicar-se ao negócio familiar de produção de vinhos, tendo em 1930 resolvido formar por sua conta uma empresa em Bercy, localidade situada perto de Paris. Essa empresa comercializava vinhos a granel.
Em 1933 resolve didicar-se em exclusividade à sua arte, tendo para o efeito alugado um atelier em Paris.








Campagne Heureuse,
1944











Em 1934 separa-se de Paulette Bret e na companhia de Emile Carlu, que mais tarde virá a ser a sua esposa, faz algumas viagens por alguns países da Europa.
Em 1937 volta a tomar conta dos seu negócio em Bercy, pois este estava a poucos passos da falência.
Dubuffet em 1942 consegue entregar a gestão da sua empresa a um procurador, ficando ele com disponibilidade para se dedicar novamente à pintura, conseguindo alugar perto de sua casa em Paris um atelier.
André Malraux foi um dos apreciadores da sua obra tendo comprado uma obra sua aquando da sua primeira exposição na Galeria René Drouin de Paris.








Le Gossiper II